A pedagogia empresarial foi criada para dar suporte à estruturação das mudanças, ampliação e aquisição de conhecimento no espaço organizacional.
O profissional de pedagogia empresarial como instrumento de educação empresarial surge para promover a reconstrução de conceitos básicos, como criatividade, espírito de equipe, etc.
Este tipo de pedagogia busca estratégias e metodologias que garantam uma melhor aprendizagem e apropriação de conhecimentos. Seu alvo principal são as mudanças no comportamento provocadas nas pessoas, de modo que estas melhorem a qualidade da sua atuação profissional e pessoal.
Portanto, ocorre à necessidade deste profissional de pedagogia empresarial ser uma pessoa crítica, capaz de adaptar-se à mudanças que contribuam efetivamente o processo empresarial.
O objetivo primordial deste deve ser uma apresentação prática e teórica da função da área de treinamento e desenvolvimento pessoal, assim como a sua utilização para alcançar metas da organização.
Cada vez mais as empresas descobrem a importância da educação no trabalho e começam a desvendar a influência da ação educativa do profissional de pedagogia empresarial na empresa. Sendo assim, a pedagogia empresarial está sempre visando melhorar a qualidade de prestação de serviços.
Também cabe à pedagogia empresarial a transmissão de técnicas de levantamento de necessidades, elaboração e programas de treinamento. E, também compreender e elaborar formas de mensurar resultados em treinamento e desenvolvimento.
Vivemos numa sociedade em constante transformação e o conhecimento se mostra cada vez mais valorizado, fazendo do aprendizado contínuo a garantia de sobrevivência. Diante isso, as empresas se comprometem cada vez mais com o desenvolvimento de seus colaboradores.
A pedagogia empresarial ainda é algo recente, visto que historicamente o pedagogo sempre atuou na área da educação escolar.
A pedagogia empresarial surge para dar suporte à ampliação e a aquisição de conhecimento no espaço organizacional, ocupando-se com os conhecimentos e habilidades necessários para a melhoria do desempenho profissional.
Este tema merece um maior entendimento por sabermos que o avanço tecnológico propiciou mudanças na relação ensino-aprendizagem e hoje ultrapassa os espaços escolares e se faz presente onde quer que exista socialização.